Na última terça (28/09), o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG), em parceria com a Secretaria de Estado da Retomada (SER), realizou uma live para os alunos dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotec) com os temas: Mercado de Trabalho e Oportunidades para o Ensino Técnico Profissionalizante e Comunicação.
A transmissão fez parte da Semana de Recepção aos estudantes dos colégios e foi realizada online pelo canal da instituição pelo You Tube.
Foto reprodução: CETT/UFG
Na abertura da palestra o Secretário de Gestão Educacional do CETT/UFG, João Paulo Vilela Júnior, destacou a baixa procura dos estudantes brasileiros pela educação profissionalizante. Segundo ele, enquanto em países da União Europeia, como a Finlândia, o índice de procura pelo modelo é de 71%, no Brasil essa taxa não ultrapassa os 9%, conforme dados de pesquisas registrados em 2019. “A Finlândia é um modelo de educação a ser seguido no mundo”, diz.
A Coordenadora Pedagógica do CETT/UFG, Larissa Cabral, ressaltou a importância da pesquisas realizadas durante a montagem das diretrizes educacionais para composição dos cursos ofertados pelo novo projeto dos Cotecs. “Existe cursos que nós estamos oferecendo agora que o mercado de trabalho está sedento. A chance de nós terminarmos esses cursos e depois estar no mercado de trabalho é altíssima”, afirma.
Durante a transmissão, as principais dúvidas dos estudantes giraram sobre o campo de atuação do cursos profissionalizantes e como escolher o curso de acordo com a realidade social de cada região de Goiás. O secretário, João Paulo, explicou que em vários cursos técnicos o retorno é mais satisfatório do que se fosse em um curso de graduação. “Nos cursos da área de TI, por exemplo, não é necessário você ter uma graduação para se dar bem no mercado de trabalho. Você pode fazer um curso técnico e entrar no mercado”, relata.
Na temática Comunicação 5.0, os palestrantes Carol Fernandes (Fonoaudióloga) e Fernando Demarchi (Comunicólogo), reafirmaram o poder da comunicação verbal e não verbal nos processos de inclusão das pessoas no mercado de trabalho. Além disso, foram debatidos assuntos como a História da Comunicação, Linguagem Corporal, Comportamentos, Poder da Imagem e Identidade.
Segundo Carol Fernandes o processo de auto conhecimento de cada indivíduo inibe atritos e atitudes desnecessárias nas relações humanas. “A partir do momento que você se conhece profundamente, você não precisa se reafirmar para o outro. Você não precisa ficar se reafirmando o tempo todo”, informa.
Caso você tenha perdido alguma das transmissões ao vivo da Semana de Recepção aos Estudantes dos Cotecs, é possível rever as atividades no canal Cotec do Youtube.