A segunda semana de março nos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs) foi repleta de aprendizado, empoderamento e diálogo. Entre os dias 7 e 11, as 17 unidades do Cotec promoveram programações especiais para a celebração da Semana da Mulher, evento motivado pelo Dia da Mulher, comemorado no dia 8 de março.
Cada unidade do Cotec formulou uma programação própria de atividades com palestras, oficinas, encontros, debates e apresentações artísticas. A independência de cada colégio na elaboração do calendário atendeu as diferenças entre as regiões nas quais estas unidades se encontram, afinal, os Cotecs estão presentes em todo o estado e cada localidade tem as suas particularidades.
A palestra “Armário Criativo - Transformando Roupas em Oportunidades”, transmitida por meio do canal dos Cotecs no YouTube, foi a única atividade compartilhada por todas as unidades. Ministrada pela profa. Rita Andrade, da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG, a palestra foi transmitida no dia 10 de março e contou com a participação simultânea de mais de 400 pessoas.
O grande mote da Semana da Mulher foi o empoderamento feminino dentro dos Cotecs, atingindo alunas, professoras e colaboradoras. Esse conceito, inclusive, é reforçado pela estudante Welykenia da Silva, que frequenta o Cotec Celso Monteiro Furtado, na cidade de Uruana.
Ao destacar as principais temáticas das atividades realizadas durante a semana, a aluna lista: “Os eventos nos ensinaram sobre empoderamento feminino, autoaceitação, elevação da autoestima e principalmente que o lugar da mulher é onde ela quiser!”.
O sentimento de Welykenia é compartilhado pela docente Hakmonita Lais Soares, que leciona na mesma unidade em que a estudante está matriculada. A professora frisa que “o grande aprendizado foi o empoderamento feminino, aprendi a me valorizar, a ter amor próprio e a cuidar de mim”.
Para Hakmonita, a palavra “marcante” é a que melhor define a experiência de organizar e participar das atividades da Semana da Mulher. “Foram momentos maravilhosos em que me diverti e aprendi junto de mulheres maravilhosas”, descreve a professora.
Lorena Santana, docente no Cotec Jerônimo Carlos Prado, em Goiatuba, também relata a sua experiência nas atividades da semana com afeto. “Distribuímos lembrancinhas, foram realizadas palestras, fizemos mural de personalidades femininas importantes na nossa história e ainda estamos arrecadando produtos de higiene pessoal e de beleza para mulheres carentes”, detalha a docente, que finaliza: “Foi empolgante participar!”.
Com o fim das atividades programadas para celebração da Semana da Mulher, a sensação geral, segundo a docente Hakmonita, foi de satisfação pelos momentos compartilhados entre alunas, professoras, colaboradoras, convidadas e outras participantes. “As palestras foram diretas e esclarecedoras, as apresentações artísticas foram muito divertidas e as oficinas foram de grande aprendizagem. Os eventos nos conduziram aos objetivos que desejamos desde a criação do calendário de atividades.”, finaliza a professora.