Os Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs) marcaram presença no lançamento do projeto “2022 - O Ano da Qualificação em Goiás”.
O evento foi realizado na manhã da última terça-feira, 10 de maio, no Auditório Mauro Borges, localizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, no centro de Goiânia.
A solenidade contou com a presença de representantes de diferentes entidades, órgãos e secretarias que trabalham para fortalecer a qualificação da população goiana, como a Secretaria de Estado da Retomada, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Gabinete de Políticas Sociais (GPS) entre outros.
O projeto “2022 - O Ano da Qualificação em Goiás” tem o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico e social de Goiás, por meio da qualificação dos trabalhadores goianos. Segundo César Moura, Secretário de Estado da Retomada, a garantia de qualificação é essencial para o Estado, pois “Estamos vendo um crescimento grande da economia e estamos barrando esse crescimento pela falta de pessoas qualificadas para contratação. Então, eu acho que é hora de qualificar os goianos para ocupar essas vagas”.
No caminho para alcançar este objetivo, os Cotecs são indispensáveis. “Temos 17 unidades dos Cotecs, mas a nossa área de atuação são os 246 municípios goianos. Um município que, às vezes, a gente faz um curso esporádico ou trazemos as pessoas para a unidade mais próxima, porque precisamos atender todo o estado. Esse é um trabalho constante, onde tem vaga de emprego, o Cotec vai auxiliar”, ressalta César.
A importância que profissionais qualificados têm para o desenvolvimento social e econômico do Estado também foi pauta da fala do Prof. Dr. Jesiel Carvalho, vice-reitor da UFG. “Estamos trabalhando para melhorar as condições de operação de empresas com a formação de profissionais qualificados. Por meio dos Cotecs, podemos oferecer à população a oportunidade de acessar posições de trabalho mais qualificadas, ocupando as vagas disponíveis e gerando mais renda para a sociedade goiana”, descreveu Jesiel.
O vice-reitor da Universidade também aproveitou a oportunidade para evidenciar o contentamento da UFG em participar do grande projeto que são os Cotecs: “A UFG até recentemente não tinha a oportunidade de atuar em atividades de capacitação e qualificação profissional, então estamos muito honrados e gratos pela oportunidade de atuar em um setor de tamanha relevância para o nosso Estado. Afinal, a UFG é uma universidade federal, mas é federal de Goiás, para Goiás”.
Os Cotecs em 2022
Paulo Cruz, diretor do Cotec Luiz Humberto de Menezes, na cidade de Santa Helena, ressalta que os planos para tornar 2022 o ano da qualificação em Goiás já estão em execução. “Estamos com um plano de ação muito abrangente na cidade, por exemplo, montamos estandes em ações sociais, visitamos colégios municipais e estaduais, também somos auxiliados pela junta comercial e outras entidades não apenas do nosso município, mas também em localidades vizinhas”, descreve Paulo.
Durante o ano de 2022, é esperado que os Cotecs ofereçam, pelo menos, 25 mil vagas em cursos de capacitação. Apenas no período de janeiro a maio deste ano, quase 18 mil alunos se matricularam em mais de 650 turmas espalhadas pelo estado.
Segundo a diretora Beatriz Martins, do Cotec Célio Domingos Mazzonetto, na cidade de Ceres, os números alcançados indicam o êxito que os Cotecs têm alcançado em seu propósito. “Temos visto que vagas de emprego existem, dentro do nosso trabalho de pesquisa e busca, o que falta é mão de obra qualificada. Esse é o trabalho dos Cotecs, atender e suprir essa necessidade de mão de obra qualificada e é esse sucesso e vontade de atender essas demandas que vão nos guiar pelo resto de 2022”, finaliza Beatriz.